terça-feira, 2 de junho de 2009

Atividades de alfabetização




O professor, em sua terceira aula, sugeriu aos grupos que discussem um pouco mais sobre a diversidade de atividades que podem ser aplicadas às turmas de alfabetização. Esta proposta me fez relembrar da experiência que vivenciei no estágio voltado a observação da educação inclusiva nas escolas e foi tão válida para mim que penso em replicar essa idéia o quanto puder.

O trabalho realizado pela Escola Oga Mitá (http://www.ogamita.com.br) é tão motivador e enriquecedor que não há como não se apaixonar pela escola e pela proposta que pratica. É um diferencial que ultrapassa nossa realidade pública, porém acredito que uma das idéias pode sim, ser trazida com muito sucesso ao nosso meio.

Trata-se do Projeto Vai e Volta => uma estante com vários livros doados que fica exposta no portão de entrada da escola e seu empréstimo é voltado para todo e qualquer leitor que quiser levar o exemplar. A dinamizadora da Biblioteca Quincas, professora Ana Ribeiro, que trabalha na unidade da Maxwell, me disse que não há controle, porém a estante está sempre cheia de livros e sempre voltam porque o objetivo é esse mesmo - fazer com que mais leitores tenham acesso às obras.

Um outro diferencial dessa Escola é o fato de que todas as leituras feitas pelas turmas, no final são levadas à confecção de algum material que serve para exposição em Feiras de Literatura abertas a comunidade do entorno, ou internas, direcionada à comunidade escolar.

Como minha observação inicial se deu na véspera dos preparativos para a XXIV Feira de Literatura de tema “Miguilim, me dá um beijim”, de Guimarães Rosa, pude presenciar alguns trabalhos confeccionados pelas turmas.

O ensino deles é tão motivador que os trabalhos confeccionados são ótimos; uma criatividade sensacional! Vi desde uma imitação de um prédio - se referindo ao livro “Ou Isto ou aquilo”, de Cecília Meirelles, até a releitura do clássico da literatura infantil - Pinóquio - feito por cada aluno a partir da sua visão do livro "As aventuras de Pinóquio”, de Carlo Collodi, e colocadas dentro uma caixa de madeira com um boneco do Pinóquio sentado.

Por isso, acredito que inúmeras são as atividades para a Educação Infantil, basta que tenhamos a vontade de mudar, repensar e refazer as práticas por nós já conhecidas associada a uma proposta pedagógica voltada ao estímulo e ao prazer desse processo tão enriquecedor chamado: ALFABETIZAÇÃO.

Um grande abraço a todos.

Um comentário:

  1. Bábara, ao avaliar globalmente o seu portfólio, percebo que vem avançando em suas aprendizagens e demonstrando grande interesse em evidenciar seus progressos. Esta atitude é louvável e digna de elogios. Além disso, seu portfólio está bem organizado e, dentro do possível, atendendo aos propósitos e descritores. Parabéns!!

    Entretanto, no sentido de contribuir para que avance mais, aponto alguns propósitos e descritores que necessitam de uma atenção:

    1.Manusear múltiplas ferramentas tecnológicas, proporcionando a expressão linguagens diferenciadas e a evidência de aprendizagens múltiplas;[Em suas postagens, você já utiliza vários recursos. Sugiro que procure utilizar mais imagens, fotos, vídeos, etc.que se relacionem com sua reflexão e que você evidencie esta relação. Você pode inserir vídeos de professores e alunos em situação de aula, entrevistas com professores alfabetizadores, entrevistas com especialistas,etc.]

    3.Evidenciar os processos de aprendizagem relativos aos conhecimentos específicos da disciplina Tendências Atuais do Ensino de Língua Portuguesa 1 – Educação Infantil;[aprofundar um pouco mais os conceitos e aspectos teóricos apresentados nos textos. Você pode, também, inserir outros aspectos teóricos que vocë domine.]

    4.Vivenciar a avaliação formativa como princípio teórico/prático para o trabalho pedagógico do professor e dos graduandos de modo a propiciar uma atuação conjunta para promover as aprendizagens;[ Procure apontar de forma mais clara os conhecimentos que está adquirindo e como estes estão impactando em sua formação e em sua prática]

    Em relação aos descritores, observe o seguinte:
    1.Cumprimento dos propósitos gerais [atenção aos propósitos indicados acima]
    2.Cumprimento do propósito específico [Não o localizei em seu portfólio. Você deve criá-lo.]
    6.Apresentação de análise/reflexão das produções e de outros materiais incluídos;[principalmente, em relação ao propósito 3 acima]


    Estas observações servem para aperfeiçoar o que você já vem desenvolvendo de forma muito competente! Parabéns!
    Abs

    ResponderExcluir