domingo, 28 de junho de 2009

Reflexões sobre a matéria da Revista Época de 29/09/06



A matéria da Revista Época “A tecnologia a serviço da pedagogia” nos faz verificar o quanto às aulas são mais produtivas e dinâmicas quando realizadas em salas com recursos digitais.

Na figura ao lado, temos o exemplo do Colégio Miguel de Cervantes, em São Paulo, que, após sucesso na utilização da ferramenta digital (lousa) nos laboratórios de informática em 2004, decidiram dar um passo a favor dessa interatividade: reformaram dezesseis das setenta salas do prédio mais antigo da escola com o novo modelo, no ano de 2006.

Para os gestores dessa escola privada, o aluno se torna mais ativo e produtivo em seu processo ensino-aprendizagem e, consequentemente, favorece sua compreensão e leitura de mundo. Enquanto, para os professores, a utilização desse recurso, além de facilitar o entendimento do aluno devido o contato real estabelecido com a temática através da ferramenta, torna o aprendizado mais próximo à linguagem dessa geração da tecnologia.

Embora saibamos que a realidade da escola pública é muito diferente, há casos como as escolas estaduais de São Paulo que passou a abrir as escolas públicas nos fins de semana a fim de melhorar o rendimento escolar dos alunos e reduzir os índices de violência nos bairros beneficiados. Isso significa que, ainda que não haja verba suficiente para adquirir ferramentas digitais como essas (lousa), a Secretaria de Educação vem tentando melhorar as condições desses locais para que o aluno se sinta mais motivado em permanecer na escola.

É lógico que queremos o melhor para todos e lutaremos para atingir esse objetivo, mas enquanto essa realidade estiver distante dos alunos menos desfavorecidos, precisamos nos preparar e prepará-los através dos meios e das ferramentas que tivermos acesso. Não desanimemos nos primeiros obstáculos!

Tenhamos em mente nosso objetivo maior: formar cidadãos conscientes e reflexivos e mãos à obra, independente do recurso que for utilizado!






O que é uma lousa digital?

Segundo reportagem da revista é uma ferramenta digital utilizada por alguns colégios privados (como o exemplo acima citado) que melhora o desempenho e favorece o aprendizado do aluno devido o seu contato direto.

Para que saibamos utilizá-la vejamos como funciona:

A lousa funciona como um monitor sensível, que reproduz os programas do computador e, quando desligada, serve como quadro-negro tradicional. Os softwares são instalados no computador e a barra de ferramentas é redonda e tem botões exclusivos da lousa, como a caneta e o teclado virtual.
A caneta é o mouse que conduz o cursor e tem botões para clicar. Também desenha e escreve e o seu risco é uma projeção virtual.
O sensor de raios infravermelhos recebe sinais de movimentação da caneta e os envia, por cabo, para o computador do professor.
O projetor pregado no teto capta a imagem do computador e a joga na tela.
Por fim, o aluno acaba prestando mais atenção porque acompanha todos os passos dados pelo professor na tela que parece de cinema.

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