terça-feira, 30 de junho de 2009

Sugestão de Atividades de Alfabetização na Educação Infantil

Olá Pessoal!

Essa postagem refere-se a uma sugestão de atividades baseadas no texto de Rosineide Magalhães de Sousa - Fascículo 2: Processos Iniciais de Leitura e Escrita (Secretaria de Educação Básica/MEC, 2004).

A proposta de apresentação deste vídeo está relacionada à importância de atividades na alfabetização que utilizem o nome próprio de cada aluno da sala, para que iniciem a compreensão do processo da escrita.

Mesmo que tenham aprendido a escrever seu nome convencionalmente, atividades como essas ajudam a compreender uma das características fundamentais da escrita: a estabilidade da seqüência.

Aprender a escrever seu próprio nome não significa que as crianças compreenderam o funcionamento do processo de escrita. Inicialmente serve como fonte de informação e, ao verem que seu nome ou de outros colegas são sempre escritos da mesma maneira, com as mesmas letras e a mesma ordem, impulsiona-os a refletir sobre esse sistema.

Vale a pena assistir e refletir sobre a discussão e as atividades realizadas.


Um grande abraço a todos e todas.

Bárbara Hilda



Nenhum comentário:

Postar um comentário