domingo, 31 de maio de 2009

Aula de 19/05/2009 – Reflexões sobre o texto Oralidade e Escrita


Essa aula foi mais teórica e formal. Me surpreendi com a fala do professor ao citar que a maioria das respostas estavam incompletas ou incorretas...

Embora ele tenha justificado que a turma, na última aula, não estava tão eloquente, penso que a explicação sobre o texto de FÁVERO deveria ter sido mais discutida antes da proposta do questionário e suas trocas, a fim de que as respostas pudessem ser melhor elaboradas pelas duplas com base nas discussões que fossem levantadas.


Quando, no início desta aula, o Ivanildo começou a explicar detalhadamente o texto, pude observar que meu entendimento estava realmente muito aquém daquilo que estava sendo exposto e, por mais que tentemos desenvolver as atividades propostas sem a mediação do professor, seja individualmente ou coletivamente, há momentos em que realmente precisamos de mais esclarecimentos para que a interpretação fique bem mais enriquecida e exemplificada através do olhar meticuloso do professor e nossa compreensão do texto seja melhor desenvolvida.


O encerramento da aula se deu com a explicação sobre a tarefa de análise das respostas enviadas por e-mail. Solicitou o reenvio até domingo para que possa prosseguir com o objetivo desta atividade.


Um comentário:

  1. O objetivo da aula era, justamente, alterar a lógica "transmissivista ou meramente centrada nos conhecimentos e domínios do professor".

    A atividade tinha o objetivo de explorar, em detalhes, o texto lido e de diagnosticar como vocês estão realizando as leituras dos textos.

    Concordaria com seu posicionamento inicial acima, caso esta fosse uma Avaliação em que os tópicos essenciais não tivessem sido explorados.

    Após as respostas, o diagnóstico feito demonstrou que, normalmente, continuamos seguindo o velho paradigma de fazer recortes e colagens, sem a devida aproximação e aprofundamento com as ideias do texto.

    O texto focaliza um dos aspectos da ementa e, portanto, se coloca como necessário para que o futuro pedagogo reflita a respeito.

    Além disso, percebeu-se que grande parte da turma enfrenta dificuldades para realizar as leituras dos textos. Assim, a atividade se consubstanciou, também, numa possibilidade de estudo! Ao ser encaminhado para a análise, o exercício proporcionou que o texto fosse explorado de modo integral. As explicações posteriores ocorreram após o diagnóstico (as respostas). Estas explicações contribuíram para a auto-avaliação e para que os "analisadores se sentissem mais seguros" para analisar os textos alheios.

    Espero que, ao final do processo, vocês tenham compreendido as finalidades e intenções dessa atividade.

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