segunda-feira, 11 de maio de 2009

Impressões sobre a Avaliação Formativa (Aula de 14/04/2009)

A primeira aula que assisti foi em 14/04/2009 e me recordo que a experiência não foi uma das mais agradáveis.

Assim que entrei na sala tive um grande impacto com a proposta do professor (a meu ver, totalmente ousada): a criação de um portifólio eletrônico, mas comumente chamado de blog.

Minha entrada foi discreta, pois a aula já havia começado e o professor avançara bastante no texto sugerido na semana anterior (07/04) - "Construindo o Portfólio Eletrônico" escrito pelo próprio professor Ivanildo. Infelizmente havia sido interpelada no corredor por algumas formandas sobre detalhes da Formatura e isso me impediu que chegasse a tempo para ouvir e entender o contexto da proposta.

Ao abrir para discussão, constatei que a maioria estava boquiaberta, com exceção daqueles que presenciaram a 1ª aula e também dos que já participaram de alguma avaliação formativa como essa.

Eu, particularmente, achei uma boa proposta, porém não deixei de relatar que a achava SURREAL nessa altura do campeonato, tendo em vista que estamos com n atividades daqui à conclusão do curso.

Desculpem-me o desabafo, mas é preciso! Uma disciplina que foi simplesmente inserida em nossa grade exatamente no final do curso se mostrou, desde o início, algo totalmente fora de nosso planejamento, principalmente porque a maioria da turma já cursou as disciplinas Tendências Atuais do Ensino de Língua Portuguesa I e Tendências Atuais do Ensino de Língua Portuguesa II. Isso significa que estamos cursando novamente TAE LP I, com uma pequena diferença relatada pela direção da faculdade - as que fizemos tiveram sua ementa voltada para o Ensino Fundamental, enquanto que a atual está voltada para a Educação Infantil.

Desde quando houve a reformulação do currículo e a votação pelas equivalências algumas pessoas se sentiram prejudicadas, sobretudo porque a maioria deveria ter se formado em 2008/1 e, devido o incentivo dado para que migrássemos para o curso novo, nos sentimos na desvantagem caso não optássemos pela mudança.

Mudamos por acreditarmos ser uma habilitação mais ampla e nos moldes atuais solicitados pela maioria dos concursos; o que nos torna diferenciados dos demais (principalmente porque alguns já possuem o normal de nível técnico).

Antes éramos limitados às habilitações de Licenciatura Plena nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil e com a reformulação obtivemos uma amplitude nesse sentido. Atualmente nosso Curso compreende a Licenciatura Plena em Pedagogia na Docência da Educação Infantil, dos anos iniciais do Ensino Fundamental, das matérias Pedagógicas do Ensino Médio, na modalidade Normal e Gestão dos Sistemas Educacionais (Segundo Deliberação UERJ 27/08 de 13/10/2008) - e, ainda assim, alguns se mostram arrependidos por terem migrado.

Um currículo que apresentou discussão sobre a reformulação desde 2006 e, burocraticamente resolvido apenas em 2009/1 após muita pressão do Centro Acadêmico e demais estudantes envolvidos é, sinceramente, para mim algo impertinente e prejudicial àqueles que estão se formando agora.

Incluíram mais disciplinas obrigatórias e retiraram aquelas que tínhamos feito, tais como Prática I, II, III e IV, juntamente com as notas; que causou rebaixamento de nosso CR (coeficiente de rendimento), uma vez que não houveram equivalências para tais.

Sei que muitos formandos estão na mesma condição, porém não relatam sua insatisfação se acharem "sem voz" ou mesmo por se sentirem ameaçados de alguma forma, mas infelizmente nessa primeira aula precisei extravasar um pouco e peço desculpas àqueles que se sentiram desconfortáveis com a discussão levantada.

E, aproveitando esse espaço público por nós construídos, peço mais uma vez desculpas ao professor Ivanildo e à turma pelo relato talvez impróprio para alguns, mas a meu ver totalmente necessário, tendo em vista que fazemos parte de uma instituição democrática e como tal, não podemos deixar nunca de discutir e refletir sobre todas as questões envolvidas nesse processo.

Por este motivo resolvi utilizar o presente portifólio para relatar tudo o que passamos e temos passado desde que se fala em reforma curricular e, para ratificar que não foi a proposta em si que me assustou, mas sim o fato de termos tantas atividades para dar conta em apenas um período - Estágio no ensino médio com relatório e aula para ministrar, 2 ou mais disciplinas (dependendo da equivalência), 100 horas de atividades complementares e mais a Monografia.

Desde já agradeço aos que me compreenderam e peço desculpas, novamente, aos que não entenderam ou discordam de minha fala.

Bárbara Hilda

Um comentário:

  1. Bárbara concordo com muito do que "desabafou"!! Vivemos numa sociedade democrática e é importante que futuros educadores sejam críticos e que defendam seus interesses!Entretanto, é importante que sejamos responsáveis na forma como expomos nossas discordâncias! Vejo que você se posicionou de forma muito íntegra e ética! Parabéns!

    ResponderExcluir