terça-feira, 12 de maio de 2009

Gênero Textual x Tipologia Textual

Após algumas pesquisas realizadas sobre os conceitos de Gênero e Tipologia Textual pude verificar que alguns teóricos como Luiz Antônio Marcuschi (UFPE) e Luiz Carlos Travaglia (UFUberlândia/MG) apresentam divergências em seus apontamentos.

Enquanto Marcuschi se mostra favorável à abordagem do Gênero Textual, Travaglia tem preferência pela abordagem que utiliza a Tipologia Textual.

Isso porque, para o primeiro, dentro de um gênero textual pode se encontrar vários tipos textuais e, trabalhar somente tipologia significa limitar o desenvolvimento da competência comunicativa do aluno. Para o autor, essa miscelânea de tipos em um gênero textual caracteriza uma heterogeneidade tipológica. Isso significa que gênero textual são textos presentes no cotidiano que apresentam características sócio-comunicativas definidas pelo seu conteúdo, suas propriedades funcionais, seu estilo e composição características, enquanto que, tipologia textual é um termo usado para indicar qual sequência será seguida por sua composição linguística. Logo, independentemente de propriedade e formato apresentado, o gênero continuará com as mesmas propriedades, desde que nele contenha os artefatos essenciais em sua estrutura. Ao passo que, tipologia textual, para Marcuschi, é mais indicada para determinar os aspectos da natureza linguística que abrangem as categorias teoricamente sequenciais.

Para Travaglia, o trabalho com textos de diferentes tipos é fundamental para o desenvolvimento da competência comunicativa, pois se o aluno fica restrito a um tipo específico, tão pouco se apropriará de outros recursos de interlocução ou interação. E, por ser difícil encontrarmos tipos puros, utiliza-se o recurso da conjunção tipológica que estabelece um tipo dominante para cada tipo de interlocução que se pretende praticar. Para ele, o uso de determinadas características é que possibilitarão a efetiva comunicação (ou não) com quem se fala. Ou seja, se concebe tipologia textual como o tipo de texto que demonstre interação e a interlocução entre os envolvidos, apresentando uma função social.

Fonte: http://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes/textos/g00003.htm

Um comentário:

  1. Barbara, você fez um boa pesquisa, porém, é necessário que você procure "traduzir" estes aspectos mais teóricos dos conceitos para uma compreensão prática, ou seja, explicite as diferenças entre os dois conceitos focalizando as características dos tipos de texto e dos gêneros de texto. Apresente alguns exemplos de tipos e de gêneros.

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