domingo, 17 de maio de 2009

Aula de 12/05/2009 – Oralidade e Escrita


Infelizmente não pude comparecer nesta aula por motivos de saúde, porém minha querida amiga e companheira Luciana me avisou na quinta-feira seguinte sobre os detalhes da aula, assim como a discussão que se manteve em sala.

Segundo ela, o professor utilizou o 2º texto da disciplina "Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de língua materna", de FÁVERO, L. L., ANDRADE, M. L. C. V. O. & AQUINO, Z. G.O., que apresenta as principais questões sobre o sistema linguístico nas duas modalidades - falada e escrita.

Para as autoras, se na fase inicial a escrita era considerada a 'verdadeira forma de linguagem' e a fala era algo totalmente instável e que não podia se constituir como objeto de estudo, no século passado essa postura veio se modificando. Estudos como os de Grimm, na Alemanha e Sweet e Jones, na Inglaterra fizeram entender que uma modalidade não pode ser distinta da outra. Ou seja, a escrita é derivada da fala e sem ela não conseguiríamos perceber a diversidade apresentada em uma língua materna. Isso nos leva a refletir que os níveis de estruturação do texto falado e do texto escrito, associados à coesão, precisam ser analisados de forma distinta.

Quanto à atividade proposta pelo professor -> precisaremos responder um questionário sobre o texto, em dupla e por e-mail, até domingo. Tal atividade, diferente de todas que vem sendo praticadas, servirá como base para a elaboração da próxima aula, uma vez que avaliaremos as respostas de outros colegas e eles nos avaliarão.

Então, até a próxima.

Um comentário:

  1. Bárbara, mais uma vez, gostaria de parabenizá-la! Apesar das dificuldades, vocë sempre demonstra compromisso com as suas aprendizagens e com a proposta da disciplina. Este comportamento, com certeza, é um diferencial, pois demonstra interesse, disposição para aprender cada vez mais. Mesmo não estando presente, vocë se "inteirou" da discussão e apontou alguns aspectos do texto. Para a compreensão de um texto, é necessário que suas ideias sejam exploradas em detalhes... Aqui, você iniciou e colocou algumas... Com o Exercício Reflexivo, o objetivo centrou-se, justamente, na tarefa de detalhamento do texto (destrinchá-lo) ressaltando seus CONCEITOS mais importantes e que podem auxiliar no trabalho pedagógico do professor. A compreensão desse objetivo foi, de certa forma, equivocado. Comportamento perfeitamente compreensível pelo contexto da turma, em sua maioria.

    ResponderExcluir